O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE – organizará amanhã, 23 de julho, às 17h, a mesa redonda "Urbanismo Líquido", com Franklin Lee, Anne Save de Beaurecueil, Ernesto Bueno, Eva Castro, Federico Ruberto, Franklin Lee e Victor Sardenberg.
Esta mesa redonda busca uma redefinição da arquitetura urbana através da criação de uma fusão simbiótica entre paisagem, infraestrutura e design de construções. Os participantes da mesa-redonda mostrarão projetos profissionais e acadêmicos que promovem uma integração complexa de ecossistemas naturais dentro de novas interfaces multimodais, as quais ligam o transporte urbano a infraestruturas de construção. Isso é realizado graças ao uso de design computacional avançado incorporando design paramétrico e mídias interativas, a fim de criar sistemas urbano-paisagísticos altamente reativos.
O Urbanismo Líquido segue a filosofia do Programa de Mestrado "Urbanismo Paisagístico" da Architectural Association. Por definição, o Urbanismo Paisagístico é multidisciplinar. Embora utilize o legado do design paisagístico para lidar com a dinâmica do urbanismo contemporâneo, ele integra conhecimentos e técnicas de engenharia ambiental, estratégia urbana e ecologia da paisagem, e emprega a ciência da complexidade e da emersão, as ferramentas do design digital e o pensamento da ecologia política. Por esses meios, o curso projeta novas intervenções materiais que operam dentro de um urbanismo concebido como social, material, ecológico e continuamente modulado pelas forças espaciais e temporais nas quais é enredado.
Local: SESI / Centro Cultural Fiesp
Endereço: Av. Paulista, 1313 (Metrô Trianon-Masp) São Paulo - SP
FILE Symposium e Mesas-Redondas (Espaço Mezanino)
Data e Horário: 23 de julho, às 17h
Informações: (11) 3146-7405/ 7406